Um projeto é um conjunto planejado de atividades inter-relacionadas a serem executadas durante um período fixo, dentro de certas despesas e restrições, mas com objetivos muito bem definidos, tarefas interligadas e uma gestão efetiva, que é muito conhecida como gestão de projetos.
A gestão de projetos é a aplicação de práticas e competências como conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. Em uma gestão a integração dessas capacidades e disciplinas agrupadas em processos, métodos e metodologias seguem as seguintes etapas: planejar, executar, monitorar e finalizar. Assim, independentemente do tamanho da organização e da complexidade dos projetos, a estratégia de gerenciamento tem como principal finalidade garantir que o projeto seja concluído com qualidade e êxito, com o cumprimento de metas, prazos e custo estabelecidos durante seu planejamento inicial.
As práticas em destaque para o gerenciamento de projetos são: o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) que consolida as melhores práticas mundialmente aceitas sobre Gestão de Projetos e o Scrum que é ideal para projetos de características inovadoras. A escolha será feita pelo gestor, dependendo do ramo de negócio da empresa e de vários outros aspectos.
As boas práticas de gestão de projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como a redução de custos e otimização do tempo para desenvolvimento de novos produtos e soluções, resultados assertivos e controle de riscos.
“Gestão de projetos é uma arte e também uma ciência, pois uma gestão de projetos bem sucedida requer prática e o uso correto dos conceitos e ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos.“